detalhe

Economia e Inovação 

Projeto SEED promove literacia financeira e empreendedorismo nas escolas

Literacia financeira e empreendedorismo foram temas de um seminário no âmbito do projeto SEED, organizado a 7 de março por alunos e professores da E.S. Camões.

Seminário no âmbito do projeto SEED sobre literacia financeira e empreendedorismo - Escola Secundária Camões

A iniciativa, na qual também participaram alunos da E.S. D. Filipa de Lencastre e técnicos da Câmara Municipal de Lisboa (CML), teve como convidados António Ferrão, da Fintech House, e Bernardo Gonçalves, da MyPolis.

O encontro nasceu do desafio lançado pela CML a seis escolas lisboetas, no âmbito do projeto municipal SEED, de sensibilização para o empreendedorismo e inovação em contexto escolar, que se encontra na fase das ações no terreno.

Cerca de 62 % dos alunos da Escola D. Filipa de Lencastre, inquiridos sobre literacia financeira, disseram falar sobre aquele assunto em família. Para 41 %, literacia financeira é sinónimo de “como gerir o dinheiro” e 27 % disse que literacia financeira tem a ver com “conhecimento de conceitos sobre economia e finanças”.

Na E.S. Camões, foi feito semelhante exercício sobre o mesmo tema: que conceção sobre literacia financeira têm os estudantes? Aqui, para 28 % dos inquiridos, literacia financeira é igual a “taxas e impostos”; já 24 % disse achar que literacia financeira está relacionada com “como usar o dinheiro”, enquanto 17 % afirmou que tem a ver com “planeamento de despesas”.

A iniciativa, na qual também participaram alunos da E.S. D. Filipa de Lencastre e técnicos da Câmara Municipal de Lisboa (CML), teve como convidados António Ferrão, da Fintech House, e Bernardo Gonçalves, da MyPolis.

O encontro nasceu do desafio lançado pela CML a seis escolas lisboetas, no âmbito do projeto municipal SEED, de sensibilização para o empreendedorismo e inovação em contexto escolar, que se encontra na fase das ações no terreno.

Cerca de 62 % dos alunos da Escola D. Filipa de Lencastre, inquiridos sobre literacia financeira, disseram falar sobre aquele assunto em família. Para 41 %, literacia financeira é sinónimo de “como gerir o dinheiro” e 27 % disse que literacia financeira tem a ver com “conhecimento de conceitos sobre economia e finanças”.

Na E.S. Camões, foi feito semelhante exercício sobre o mesmo tema: que conceção sobre literacia financeira têm os estudantes? Aqui, para 28 % dos inquiridos, literacia financeira é igual a “taxas e impostos”; já 24 % disse achar que literacia financeira está relacionada com “como usar o dinheiro”, enquanto 17 % afirmou que tem a ver com “planeamento de despesas”.

ler mais
ler menos