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Mobilidade 

Modernização dos semáforos no Eixo Central avança em agosto

A modernização da rede de semáforos – entre o Marquês de Pombal e Entrecampos – decorre em agosto, de forma a minimizar os constrangimentos à circulação. Novo Sistema Inteligente de Mobilidade de Lisboa vai substituir o sistema Gertrude

Modernização dos semáforos no Eixo Central

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Os trabalhos, informa a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), vão decorrer faseadamente, na Rotunda de Entrecampos, Avenida da República, Saldanha, Avenida Fontes Pereira de Melo e Rotunda do Marquês de Pombal, sem alterações na circulação do trânsito.

A modernização da infraestrutura da rede de semáforos na cidade arrancou em 2021, com a criação do SIM.Lx - Sistema Inteligente de Mobilidade de Lisboa, que tem vindo progressivamente a substituir o sistema Gertrude.

O novo sistema ”permitirá, através da centralização de todas as intersecções da cidade, uma resposta, em tempo real, a ações programadas, como por exemplo fecho de vias ou obras rodoviárias, assim como a acontecimentos aleatórios, tais como acidentes”.

“A gestão da semaforização dos corredores BUS, essencial para a priorização do transporte público e/ou veículos de emergência, é outra das valências que este novo sistema integrará, bem como a gestão de corredores, para escoamento do tráfego de entrada e saída da cidade, e de zonas de emissão reduzida, passando a ser possível obter dados dos sensores ambientais e atuar em conformidade, isto é, minimizar o impacto da poluição rodoviária na saúde da cidade”, acrescenta a EMEL.

Os trabalhos, informa a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), vão decorrer faseadamente, na Rotunda de Entrecampos, Avenida da República, Saldanha, Avenida Fontes Pereira de Melo e Rotunda do Marquês de Pombal, sem alterações na circulação do trânsito.

A modernização da infraestrutura da rede de semáforos na cidade arrancou em 2021, com a criação do SIM.Lx - Sistema Inteligente de Mobilidade de Lisboa, que tem vindo progressivamente a substituir o sistema Gertrude.

O novo sistema ”permitirá, através da centralização de todas as intersecções da cidade, uma resposta, em tempo real, a ações programadas, como por exemplo fecho de vias ou obras rodoviárias, assim como a acontecimentos aleatórios, tais como acidentes”.

“A gestão da semaforização dos corredores BUS, essencial para a priorização do transporte público e/ou veículos de emergência, é outra das valências que este novo sistema integrará, bem como a gestão de corredores, para escoamento do tráfego de entrada e saída da cidade, e de zonas de emissão reduzida, passando a ser possível obter dados dos sensores ambientais e atuar em conformidade, isto é, minimizar o impacto da poluição rodoviária na saúde da cidade”, acrescenta a EMEL.

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