Cultura

Visitar

 

Janeiras cantam as Boas Festas

Em Dia de Reis, de acordo com a tradição, cantaram-se as Janeiras nos Paços do Concelho de Lisboa. A prática chegou a ser proibida em 1385, após a Batalha de Aljubarrota, por Dom João I

Cantar as Janeiras, nos Paços do Concelho

A atuação, juntou alunos da Universidade Intergeracional de Benfica e o Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior dos Serviços Sociais da Câmara de Lisboa. Os grupos foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, acompanhado pelos vereadores Carlos Manuel Castro e Manuel Grilo.

Diz a tradição, que as janeiras são cantadas entre o Natal e o Dia de Reis, de porta em porta, para anunciar o nascimento de Jesus e desejar um feliz ano novo a toda a comunidade.

Proibição das Janeiras após a Batalha de Aljubarrota

Mas nem sempre foi assim. Após a Batalha de Aljubarrota, em 1385, o rei D. João I aprova normas, decididas pelo concelho de Lisboa, sobre práticas pagãs e religiosas na cidade.

Num documento divulgado pelo Arquivo Municipal de Lisboa, o rei estipula a proibição de cantar as Janeiras na cidade de Lisboa e seu termo. "Quem fizer o contrário é punido em cinquenta libras, das quais metade é para o acusador e a outra metade para o concelho. Se não proceder ao respetivo pagamento, será degradado da cidade e termo, através de pregão público".

 

ler mais
ler menos