COVID-19 Medidas e Informações

Ambiente

Cidadania e Participação

Mobilidade

 

Início da discussão pública sobre a ZER Avenida Baixa-Chiado

A proposta de implementação da Zona de Emissões Reduzidas (ZER) Avenida Baixa-Chiado foi apresentada a 13 de fevereiro nas freguesias da Misericórdia e Santa Maria Maior. Santo António será a próxima freguesia e, ainda em fevereiro, o plano será discutido em reunião de assembleia municipal.

Apresentação da proposta da Zona de Emissões Reduzidas Avenida Baixa-Chiado na freguesia da Misericórdia

Links relacionados

ZER Avenida Baixa-Chiado

O ordenamento de cargas e descargas, e as restrições de horários e locais de paragem, bem como a entrada e estacionamento de um número limitado de visitas por mês, por residente, foram as questões que levantaram mais dúvidas aos residentes das freguesias da zona histórica.

Nas duas sessões públicas, Fernando Medina sublinhou a importância da audição e recolha de contributos e lembrou que o projeto ainda não foi aprovado na Câmara Municipal de Lisboa.

A proposta que sair destas sessões “será seguramente melhor”, afirmou o autarca.

Fases de implementação da ZER

Em fevereiro, o plano é apresentado nas juntas de freguesia, associações de moradores e comerciantes, e assembleia municipal, e em março será enviado para consulta pública.

Em maio, serão registados os veículos autorizados, e em junho e julho tem início o funcionamento da primeira fase, que terá um caráter de informação e sensibilização.

Finalmente, em agosto, os acessos serão plenamente controlados.

ler mais
ler menos