detalhe

Direitos Sociais

Comunicado: Distribuição de alimentos às pessoas em situação de sem abrigo em Lisboa

Na sequência da publicação de um vídeo nas redes sociais sobre distribuição de alimentos às pessoas em situação de sem abrigo esta noite em Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) informa o seguinte:

É falso que a CML impeça a distribuição de bens alimentares às pessoas em situação de sem abrigo. Aliás, neste momento a autarquia apoia quatro pontos de distribuição alimentar na cidade, assegurando diariamente cerca de 1.000 refeições quentes, no Cais do Gás, Santa Apolónia e nos Núcleo de Apoio Alimentar de Arroios e São Vicente.

Atendendo às más condições de salubridade em que começava a estar o Largo de São Domingos - e a pedido da Junta de Freguesia, comerciantes e moradores - foi feita uma operação especial de higienização do espaço público.
Todo o processo foi articulado com as associações que trabalham com pessoas em situação de sem abrigo, num trabalho coordenado pelos Núcleos de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo, e nenhuma associação da cidade se deslocou ao local, fazendo a habitual distribuição de alimentos no Martim Moniz.

Não sendo de Lisboa, e não estando articulada com os Núcleos de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo, a associação que fez o vídeo deslocou-se ao Largo de São Domingos onde a polícia estava a garantir que não havia distribuição no local. A associação em causa acabou por fazer a distribuição no Martim Moniz, como todas as outras associações de Lisboa.

Atendendo à crise de saúde pública que vivemos, a CML reforça a necessidade de todas as associações articularem com a autarquia as distribuições de modo a evitar ajuntamentos de pessoas que potenciam a propagação do vírus.

Desde o início da pandemia, a CML reforçou significativamente o seu apoio nesta área criando quatro Centros de Alojamento de Emergência, onde estão alojadas 220 pessoas que recebem alimentação, encaminhamento social e cuidados de saúde física e mental. Nos últimos oito meses a CML investiu mais de quatro milhões de euros no apoio de emergência a pessoas em situação de sem abrigo, num trabalho complexo e articulado que envolve 59 técnicos e 5 enfermeiros.

O Plano Municipal para as Pessoas em Situação de Sem abrigo tem um orçamento, para 2019-23, no valor de 14,5 milhões de euros.

ler menos