COVID-19 Medidas e Informações

Cidadania e Participação

Comércio e Turismo

Economia e Inovação

Informaçoes e Serviços

 

App Lisboa.24 - a cidade em direto no seu telemóvel

A App Lisboa.24 é a nova aplicação móvel, criada pela Câmara Municipal de Lisboa, com o objetivo de informar o cidadão sobre o que de mais importante acontece na cidade e notificá-lo sobre as situações que podem afetar o seu dia a dia.

App Lisboa.24 - a cidade em direto no seu telemóvel

Grande parte da informação agora disponibilizada ao público tem origem na Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa, a aplicação informática municipal que integra diversa informação em tempo real e onde é gerida e monitorizada a informação de emergência da cidade.

Através desta app, muito intuitiva e fácil de usar, é possível transmitir informação sobre:

  • avisos à população, emitidos sempre que estejam em causa situações que envolvam a sua segurança ou a segurança dos outros. Esta é a única informação obrigatoriamente enviada a todos os utilizadores da app, que não será possível dispensar;
  • situações de emergência, que ocorrem na cidade e que têm impacto na via pública;
  • intervenções no arvoredo, planeadas pelas entidades responsáveis pela manutenção das árvores da cidade (CML ou Juntas de Freguesia);
  • condicionamentos de trânsito, que provocam cortes totais ou parciais ou estreitamento de vias;
  • parques de estacionamento, informando sobre localização e disponibilidade real de lugares;
  • rede de bicicletas Gira, fornecendo informação em tempo real sobre a localização das estações e bicicletas disponíveis.

Estão também disponíveis na app, informações na área da proteção civil, contactos úteis e novidades sobre a cidade e o município.

Atualmente, a app fornece também ao munícipe, informação sobre as Medidas Covid-19 promovidas pelo município, com destaque para a Plataforma “Estamos Abertos”, cujo objetivo é divulgar informação sobre os estabelecimentos abertos na cidade durante este período de grande preocupação com o Corona Virus, respetivos horários de funcionamento e serviços adicionais.

As temáticas incluídas na app acompanharão sempre a atualidade e as preocupações da CML.

Após instalação no seu smartphone ou tablet, o utilizador passa a ter acesso imediato a toda a informação disponível, não sendo obrigatório qualquer registo.

No entanto, uma das características que destacamos na Lisboa.24 é o facto de permitir personalizar a experiência de cada utilizador. Através do registo, o utilizador pode definir o seu perfil, por forma a receber informações personalizadas e a ser notificado sobre as temáticas e sobre os locais que lhe interessam.

A informação pode ser visualizada em forma de lista ou em vista de mapa, que pode também ser parametrizado de acordo com as preferências do utilizador.

A autarquia dispõe já de uma aplicação que permite ao munícipe identificar e reportar situações e ocorrências sobre a cidade, mas não tinha ainda uma aplicação que permitisse informar diretamente o munícipe, alertá-lo para questões de emergência e para as situações com mais impacto na sua vida quotidiana.

Mais informação

Grande parte da informação agora disponibilizada ao público tem origem na Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa, a aplicação informática municipal que integra diversa informação em tempo real e onde é gerida e monitorizada a informação de emergência da cidade.

Através desta app, muito intuitiva e fácil de usar, é possível transmitir informação sobre:

  • avisos à população, emitidos sempre que estejam em causa situações que envolvam a sua segurança ou a segurança dos outros. Esta é a única informação obrigatoriamente enviada a todos os utilizadores da app, que não será possível dispensar;
  • situações de emergência, que ocorrem na cidade e que têm impacto na via pública;
  • intervenções no arvoredo, planeadas pelas entidades responsáveis pela manutenção das árvores da cidade (CML ou Juntas de Freguesia);
  • condicionamentos de trânsito, que provocam cortes totais ou parciais ou estreitamento de vias;
  • parques de estacionamento, informando sobre localização e disponibilidade real de lugares;
  • rede de bicicletas Gira, fornecendo informação em tempo real sobre a localização das estações e bicicletas disponíveis.

Estão também disponíveis na app, informações na área da proteção civil, contactos úteis e novidades sobre a cidade e o município.

Atualmente, a app fornece também ao munícipe, informação sobre as Medidas Covid-19 promovidas pelo município, com destaque para a Plataforma “Estamos Abertos”, cujo objetivo é divulgar informação sobre os estabelecimentos abertos na cidade durante este período de grande preocupação com o Corona Virus, respetivos horários de funcionamento e serviços adicionais.

As temáticas incluídas na app acompanharão sempre a atualidade e as preocupações da CML.

Após instalação no seu smartphone ou tablet, o utilizador passa a ter acesso imediato a toda a informação disponível, não sendo obrigatório qualquer registo.

No entanto, uma das características que destacamos na Lisboa.24 é o facto de permitir personalizar a experiência de cada utilizador. Através do registo, o utilizador pode definir o seu perfil, por forma a receber informações personalizadas e a ser notificado sobre as temáticas e sobre os locais que lhe interessam.

A informação pode ser visualizada em forma de lista ou em vista de mapa, que pode também ser parametrizado de acordo com as preferências do utilizador.

A autarquia dispõe já de uma aplicação que permite ao munícipe identificar e reportar situações e ocorrências sobre a cidade, mas não tinha ainda uma aplicação que permitisse informar diretamente o munícipe, alertá-lo para questões de emergência e para as situações com mais impacto na sua vida quotidiana.

Mais informação

ler mais
ler menos