COVID-19 Medidas e Informações

detalhe

Oficinas de Verão

Oficinas de Verão

Evento grátis

Floresta dos Sentidos: os participantes observam, durante um dado período de tempo, uma coleção de “tesouros” da natureza – vários tipos de folhas, ramos, flores e sementes. Findo esse período, os elementos são tapados e os participantes desafiados a procurar outros idênticos e a reproduzir o que observaram.

Percurso Circular: pequeno passeio pela floresta envolvente do Centro Interpretação de Monsanto, onde os participantes tomam contacto com a história do Parque Florestal, e observam a fauna e a flora da área.

A Maior Flor do Mundo: depois da exibição e breve discussão do filme sobre o conto de José Saramago (10m) os participantes são desafiados a expressarem-se pictoricamente sobre o filme e o que sentem sobre o tema.

Tesouros da Natureza: usando o conceito de Land Art, os participantes são desafiados a procurar elementos da manta morta da floresta (folhas, ramos, sementes, etc.) e a elaborarem uma composição em que incorporam os tesouros encontrados.

Peddy-papper: percurso com etapas e desafios no âmbito das temáticas biodiversidade e floresta.

Trilha Cega: atividade desenvolvida a pares. À vez, os participantes vão ser desafiados a sentirem o meio envolvente com outros sentidos que não a visão e a tentarem identificar, posteriormente, os locais a que foram conduzidos pelo seu par.

Sementinhas: numa brincadeira de dramatização coletiva, os participantes passeiam na floresta e descobrem vários tipos de sementes. Depois são convidados a transformarem-se em “Sementinhas” e a serem banhados pelo “Sol” e pela “Chuva”: primeiro “enterram-se” no solo, depois “brotam” do solo e “crescem” até serem “árvores da floresta”.  São todos sementinhas, incluindo o narrador, mas alguns são também o sol e a chuva.

Jogos Tradicionais: vários jogos tradicionais, envolvendo força e perícia.

Público-alvo: dos 4 aos 12 anos. Grupos máximo de 12 crianças.
Inscrições: monsanto@cm-lisboa.pt

No atual contexto de pandemia execute as medidas concretas para a segurança de todos e para cumprimento das regras de distanciamento físico.
Cumpra as condições de visita aos espaços.


Os eventos publicados estão sujeitos a alteração. Recomendamos que confirme com as entidades promotoras se estes vão ocorrer.