COVID-19 Medidas e Informações

detalhe

Visões do Império

uma viagem coletiva ao passado colonial português


Através de uma seleção de fotografias do império português, dos finais do século XIX até à Revolução de Abril de 1974, o presente filme levanta e responde às questões como:

“Onde estão hoje estas fotografias? Que viagens deram estas imagens e que memórias e histórias é que elas nos contam? Porque é que tantas fotografias de África não estão em África? Porque é que sabemos tão pouco sobre as mulheres, homens e crianças que nelas aparecem? Que conflitos e experiências obtêm estas imagens, entre memória e história, narrativa pessoal e narrativa oficial? Que problemas éticos decorrem de possuirmos imagens de pessoas que não têm nome ou identidade e que, na maior parte das vezes, não têm uma palavra a dizer sobre a sua produção e uso? Que uso devemos hoje dessas imagens?

de Joana Pontes

 

No atual contexto de pandemia execute as medidas concretas para a segurança de todos e para cumprimento das regras de distanciamento físico.
Cumpra as condições de visita aos espaços.


Os eventos publicados estão sujeitos a alteração. Recomendamos que confirme com as entidades promotoras se estes vão ocorrer.