Município

Rastreio Gratuito do Cancro de Mama

  • 27 fev - 06 ago 2024

Documentos

A Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Sul (LPCC-NRS), em parceria com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) anuncia a continuidade do Rastreio do Cancro de Mama, no Município de Lisboa, com a presença em mais uma freguesia.

O rastreio estará disponível na Unidade Móvel da LPCC de 27 de fevereiro a 6 de agosto, nas traseiras do Centro de Saúde de Sete Rios.

As mulheres do município, elegíveis para o rastreio (50-69 anos), vão poder contar com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.

Sobre o rastreio

O rastreio é de base populacional, para mulheres entre os 50 e os 69 anos, com os seguintes requisitos:
1)       Sem qualquer alteração na mama – sem sintomas;
2)       Sem próteses mamárias;
3)       Não realizou mastectomia;
4)       Nunca teve cancro da mama.

Cada mulher deverá realizar este rastreio de 2 em 2 anos.

No Núcleo Regional do Sul, teve início em 1997 e, gradualmente, foi sendo feito o seu alargamento. Até hoje, já se realizaram cerca de 5 milhões de mamografias a nível nacional e cerca de 1 milhão de mamografias na região Sul.

De acordo com um inquérito lançado pela LPCC-NRS em 2023, 98,8% das utentes do Rastreio do Cancro da Mama sentiram-se satisfeitas ou muito satisfeitas com o serviço prestado.A LPCC-NRS garante todos os procedimentos de segurança e higienização diariamente para manter o bom funcionamento das unidades móveis durante o rastreio.

Conheça neste filme, a experiência da Judite, uma das nossas utentes e saiba mais sobre o processo aqui.

Rastreio Gratuito do Cancro de Mama-1