COVID-19 Medidas e Informações

O programa teve início em 2019

Surgiu com o objetivo de devolver o espaço público às pessoas para que possam desfrutar em segurança da cidade e das suas infraestruturas e equipamentos.

Começou na Av. da Liberdade que entre maio e dezembro, no último domingo de cada mês, esteve fechada ao trânsito automóvel. Ao longo da avenida todos os que por lá passaram encontraram atividades de lazer e desporto, streetfood, mercado biológico, artesanato e a possibilidade de experimentarem modos ativos de transporte, como bicicletas, trotinetes e veículos elétricos.

Atualmente, devido à pandemia, este programa municipal alterou o conceito inicial e no contexto da Deliberação n.º 151/AML/2020 - Proposta n.º 273/CM/2020, passou a contemplar um conjunto de intervenções, implementadas em conjunto com as Juntas de Freguesia, que dão mais espaço às pessoas nas ruas, garantindo o distanciamento físico, promovem a mobilidade ativa, melhoram o acesso ao comércio local, aumentam as áreas para esplanadas e criam novos espaços de lazer.

As intervenções, previstas para cerca de 100 ruas, pretendem:

•    criar espaços para caminhar em segurança e com passeios confortáveis, suprimindo o estacionamento automóvel;
•    apoiar o comercio local através do aumento das áreas de esplanadas, criando também espaços de sombra para conforto dos peões;
•    criação de zonas de coexistência ou pedonais para usufruto do espaço público;
•    promoção de intervenções de arte urbana efémeras ou permanentes em espaços públicos para que as pessoas possam viver a rua sem carros.

Localização das intervenções

Consultar por freguesia ou por tipo, e saber mais informação no mapa sobre cada intervenção