A Rua É Sua
O programa teve início em 2019, entre maio e dezembro, no último domingo de cada mês. Na Avenida da Liberdade, a rua fechada ao trânsito automóvel deu lugar a atividades de lazer e desporto, streetfood, mercado biológico, artesanato e a possibilidade de utilização de modos ativos de transporte, como bicicletas, trotinetes e veículos elétricos.
Atualmente, devido à pandemia, este programa municipal alterou o conceito inicial e no contexto da Deliberação n.º 151/AML/2020 - Proposta n.º 273/CM/2020, passou a contemplar um conjunto de intervenções, implementadas em conjunto com as Juntas de Freguesia, que dão mais espaço às pessoas nas ruas, garantindo o distanciamento físico, promovem a mobilidade ativa, melhoram o acesso ao comércio local, aumentam as áreas para esplanadas e criam novos espaços de lazer.

As intervenções, previstas para cerca de 100 ruas, pretendem:
• criar espaços para caminhar em segurança e com passeios confortáveis, suprimindo o estacionamento automóvel;
• apoiar o comercio local através do aumento das áreas de esplanadas, criando também espaços de sombra para conforto dos peões;
• criação de zonas de coexistência ou pedonais para usufruto do espaço público;
• promoção de intervenções de arte urbana efémeras ou permanentes em espaços públicos para que as pessoas possam viver a rua sem carros.