Apoio social

Conheça os projetos e programas de âmbito social, da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia, em tempo de pandemia Covid-19

Centros de apoio à integração

Vídeos da Direção-Geral da Saúde com recomendações para prevenir o contágio por Covid-19, disponíveis em:

Apoio de natureza excecional e temporário a atribuir a agregados familiares carenciados em situação de emergência habitacional grave e/ou situação de carência económica emergente, que residam no concelho de Lisboa. O apoio financeiro tem como limite máximo o valor de mil euros, em cada ano civil, para cada agregado familiar.

Consulte o Programa Lisboa Protege

O Fundo de Emergência Social de Lisboa é um apoio financeiro de natureza excecional destinado a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e outras entidades sem fins lucrativos que realizem atividades de cariz eminentemente social no Concelho de Lisboa e que, por causa da crise, tenham sofrido um acréscimo de procura ou uma diminuição da sua capacidade de resposta, impossibilitando-as de prosseguir a sua atividade de ação social. Este apoio poderá ainda ser atribuído para a realização de pequenas obras, não estruturantes, urgentes e inadiáveis em equipamento social, designadamente, decorrentes de imposição legal.

Consulte o Programa Lisboa Protege

Teleassistência Idosos

Reforço do serviço teleassistência municipal com mais 500 equipamentos, através do programa "Lisboa mais Perto”. Estes equipamentos permitem um acompanhamento regular por equipas técnicas, assim como o contacto de emergência facilitado através de um botão. Mais informação

Fórum Cidadania +65

Promove a participação de todas as pessoas com 65 e mais anos, e organizações, para uma melhor governação da cidade. Integra o Programa Lisboa, Cidade de Todas as Idades.

Num ano particularmente difícil, lançamos um desafio: 1 minuto-1 testemunho: - Como tem sido o seu dia-a-dia em tempos de Covid-19? Assista ao vídeo.

Um trabalho com a colaboração de algumas entidades parceiras – APOIARTE-Casa do Artista, Associação Mais Proximidade Melhor Vida, Associação Médicos do Mundo, EntreIdades, Projeto Alkantara - e dos precisos testemunhos de algumas das pessoas com quem desenvolvem a sua intervenção.
 

Em março de 2020, a Câmara Municipal de Lisboa abriu quatro centros de acolhimento de emergência para as pessoas em situação de sem-abrigo.

Até agora, passaram quase 800 pessoas por estes centros de acolhimento, muitas das quais foram encaminhadas para soluções de alojamento permanente, que recebem em simultâneo até 220 pessoas. São centenas de pessoas que saíram da rua, ou evitaram cair na rua, depois de terem perdido os seus rendimentos.

Respostas Temporárias(documento atualizado a 7 de outubro de 2021)

Ajuda

Alcântara

Alvalade

Areeiro

Arroios

Avenidas Novas

Beato

Benfica

Belém

Campolide

Campo de Ourique

Carnide

Estrela

Lumiar

Marvila

Misericórdia

Olivais

Parque das Nações

Penha de França

Santa Clara

Santa Maria Maior

Santo António

São Domingos de Benfica

São Vicente

Plataforma Fórum Urbano

Conheça os serviços e projetos BIP/ZIP com atividades de combate à pandemia e apoio solidário à população.

Todos por Todos: Doar para Ajudar

Quer ajudar e não sabe como? Tem coisas a sobrar que podem ajudar outros: roupa, produtos de higiene, bens alimentares, livros, etc?

Estamos a recolher doações para os centros de acolhimento a pessoas em situação de sem-abrigo.

 Mais informação