Porta aberta à Habitação e ao Habitat

A oferta de habitação em Lisboa tem sido um problema para milhares de munícipes. Expandir a oferta deve ser uma prioridade da cidade de Lisboa. 

As cidades onde as pessoas são felizes nos seus lares promovem estratégias e ações políticas de expansão do património habitacional à disposição das pessoas. É essencial que se aposte na reabilitação criativa e sustentável do património municipal impulsionando o movimento "Lisboa Imagina a Nova Bauhaus Europeia" como linha principal de execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PPR). 

No que diz respeito à gestão do património edificado da Câmara Municipal, é essencial assegurar que todos os fogos públicos cumprem a sua função social. As cidades que colocam a habitação no centro da felicidade e do bem-estar social, são aquelas que dinamizam mais eficazmente soluções de base comunitária, como o cooperativismo. 

É urgente reforçar a capacitação dos moradores através do programa Bip-Zip, gerando oportunidades de desenvolvimento económico. E, por fim, Lisboa tem de celebrar os 30 anos do Plano Especial de Realojamento (PER), revisitando a política de habitação de maior alcance em democracia, com a mobilização nacional de todos os municípios.  


Estratégia Local de Habitação 2019-2024