Comércio de Lisboa

comércio desempenha um papel fundamental como atividade económica, garantindo a sustentabilidade das cidades, não só abastecendo as populações, mas com uma vertente de lazer, atraindo pessoas e dinamizando locais, contribuindo para a segurança dessas áreas da cidade, e aumentando a competitividade dessas zonas.

O comércio tem um efeito catalisador na dinamização de polos de transformação da vida económica, social e cultural da cidade. Tem também um papel relevante na organização e qualificação do espaço urbano, onde pode e deve contribuir, decisivamente, para os processos de revitalização de algumas áreas da cidade. 

Mas a atividade comercial enfrenta hoje novos desafios, decorrentes de fatores como o alargamento da concorrência, a alteração do perfil do consumidor ou a necessidade de adaptação a processos e tecnologias de modernização.

Lisboa é uma cidade com várias zonas de comércio consolidado.

Projeto que surge no âmbito de um programa criado pela Câmara Municipal de Lisboa em Fevereiro de 2015 e que tem como prioridade trabalhar com o comércio tradicional e histórico da cidade de Lisboa no sentido de, por um lado, preservar e salvaguardar os estabelecimentos e o seu património material, histórico e cultural, e por outro lado, dinamizar e reativar a atividade comercial, essencial para a sua existência. É movido por um sentido de urgência na proteção deste património, sabendo que nele reside uma parte relevante da identidade e caráter da cidade e que é, ao mesmo tempo, um importante mecanismo social e económico para o desenvolvimento da cidade.

Mais informação no site Lojas com História

O Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa é uma associação sem fins lucrativos, declarada de Utilidade Pública, com os sócios fundadores a emergirem entre entidades públicas e privadas.

O Centro é composto de um Tribunal Arbitral e de um Serviço Jurídico que lhe serve de apoio, com os seguintes objetivos:

  • informar consumidores e agentes económicos dos seus direitos e deveres na resolução de conflitos de consumo (aquisições de bens e serviços);
  • diminuir os conflitos de consumo (consumidores /empresas) de forma célere e idónea através de meios alternativos como a mediação, a conciliação e a arbitragem.

Mais informação no site do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa