Alterações climáticas

A partir da identificação das atuais vulnerabilidades e riscos climáticos, e da sua projeção até ao final do século, Lisboa compromete-se a promover um conjunto integrado de opções de adaptação para responder aos desafios do clima presente e futuro – ondas de calor, tempo frio, precipitação intensa e inundações – começando desde já a agir relativamente aos diferentes impactos climáticos que nos afetam.

A Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Lisboa, o Plano de Ação Climática Lisboa 2030 (PAC Lisboa 2030), o Plano Geral de Drenagem de Lisboa 2016-2030, e o Projeto Ondas de Calor traduzem os compromissos da Câmara Municipal de Lisboa para a mitigação e adaptação climática.

Lisboa, juntamente com Porto e Guimarães, faz parte da lista das 100 cidades que foram selecionadas pela Comissão Europeia, entre mais de 370 candidatas, para integrarem as "100 Cidades com Impacto Neutro no Clima e Inteligentes até 2030".

A Missão Cidades tem como objetivo tornar 100 cidades europeias inteligentes e climaticamente neutras até 2030. As cidades escolhidas terão acesso a diferentes oportunidades, como assistência e aconselhamento personalizados, acesso a oportunidades de financiamento, troca de experiências entre cidades e apoio ao envolvimento dos cidadãos.